segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Voltas às tortas

Sempre que ia a uma famosa rede de lojas de doces e donuts, pedia o mesmo sabor de torta. "Uma fatia de brownie com mousse de chocolate branco, por favor... capricha, tá?". Era a combinação perfeita entre a massa meio solada do brownie de chocolate com um recheio leve de chocolate branco, que escondia naquela maciez pedaços de chocolate meio-amargo, meu preferido.
Ainda nos tempos de colégio, comentei com uma amiga a minha insistência em repetir o sabor todas as vezes que voltava à doceria. Ela disse que eu precisava ousar mais, experimentar os outros sabores para ter mais propriedade e certeza de que o meu favorito era mesmo o melhor de todos. Isso mexeu com a minha cabeça. Descobri que era uma pessoa insegura (não que nunca tivesse desconfiado), do tipo que aproveita o mínimo das situações conhecidas por medo dos ônus das desconhecidas. Prossegui comendo a minha torta, fui inflexível.
Este episódio me perseguiu pelo resto da vida. Lembrava dele sempre que repetia o ritual da torta. Virou até piada minha com um amigo, tempos depois. Mas as piadas sempre têm um fundo de verdade intrinsecamente cruel. Passou-se tempo. Há pouco, resolvi ousar. "-Essa de morango com chocolate, pra variar". Ao terminar o processo degustativo, pensei: "A minha ainda é melhor". Outro dia, com outros amigos, fui na onda do Sonho de Valsa, também porque a minha estava em falta na loja em questão. Boa, mas na metade da fatia uma sensação de enjoo me invadiu. "A minha ainda é melhor".
As tortas são engraçadas. Quando se descobre a combinação perfeita a seu paladar, todas as outras parecem medíocres perto dela. Ousar? Experimentar? Dar a chance a novos e diferentes sabores? Sim. Para novamente constatar que o seu favorito ainda é melhor que todos. Para, enquanto se saboreia a torta de morango, pensar o tempo inteiro nas lascas de meio-amargo do recheio branco.
Quando não houver na loja o meu preferido, fico sem torta.
E, não, não precisa provar o azedo para saber que doce é muito bom.
Saudades da minha torta...
Torta? Eu é que sou.

4 comentários:

Rafael Formiga disse...

Abrindo as tortas e as cucas...

Daniel Bastos disse...

Sei como é, tem um sanduíche do Giraffas que eu não troco por nenhum outro de nenhum lugar.

Lini disse...

Engraçado... eu tenho isso com torta também, e eu que não sou muito fã de doce gosto da torta mais absurdamente doce que existe... vai entender né?

disse...

Descobriu que era uma pessoa insegura por não variar na escolha das tortas?
Uia,heheh
:D